
Ps: Pôster dedicado ao amigo poeta JoãoBC do Dihitt.
Abraços! Sheila Fonseca.
Fonte de pesquisa:
GANCHO, Cândida. Introdução à poesia: Teoria e prática, editora Atual, São Paulo, 1989.
Ps: Pôster dedicado ao amigo poeta JoãoBC do Dihitt.
Abraços! Sheila Fonseca.
Fonte de pesquisa:
GANCHO, Cândida. Introdução à poesia: Teoria e prática, editora Atual, São Paulo, 1989.
Segundo o IBGE, aproximadamente 11 mil pessoas conseguem chegar a essa idade no país. No Brasil a expectativa de vida chega a 71 anos e, na última década, o número de brasileiros acima dos 60 anos aumentou em mais de 5 milhões. Apesar disso, não se compara ao marco de se completar um século de vida. ___________
Opiniões:
"Não só gostaria como tenho certeza de que vou chegar lá. Já consegui chegar aos 85 anos de idade, e tenho muito que viver!" Mário Silva, aposentado.
---------------------
"Não. O nosso corpo vai se deteriorando com o tempo, as doenças vão tomando conta. Além disso, não quero dar trabalho a ninguém". Alexandre Kestering, Analista de Sistema.
______________
"Com certeza. Tem jovem que não chega nem aos 17 anos. É preciso correr atrás da vida e obter o benefício do amadurecimento". Leandro Santos, motorista. _____________
"Com toda certeza que gostaria, porque quanto mais tempo eu tiver para conhecer esse mundo maravilhoso, melhor." André Pereira, estudante.
----------
Já é difícil chegar aos 100 anos, imagine ultrapassar essa idade. Qual seria o segredo dessa lonjevidade? Alguns deles dizem que é não esquentar a cabeça. Pois a única preocupação que vale a pena é com a saúde. Outros, mesmos com dificuldades para se locomoverem, sentem-se felizes por fazerem o que gostam. Dizem que fazer o bem às pessoas ao nosso redor também ajuda. A paciência é uma virtude que se percebe nessas pessoas que já viveram muitas coisas e aprenderam com estas.
------------------
É um grande privilégio poder contar com a presença da mãe ou pai ou avós, por exemplo, numa situação como essa. Você conhece alguém assim na sua cidade que tenha muita história e sabedoria pra contar? Pois, aqui em Belém do Pará temos de 100 à 105 anos de maturidade espalhada pela nossa cidade das mangueiras.
____________
De qualquer maneira, essas pessoas aprenderam como viver, independente das transformações físicas que o tempo provocou nelas. Sorriso, paciência, profissão, conhecimento parecem caminhar no sentido vertical, ou seja, espiritual. Mas o segredo? Só Deus sabe.
--------------
Se puder gostaria de viver 100 anos, sim. Mas se não for possível, quero viver bem assim mesmo. Portanto, vou pegar uma carona na sabedoria deles e não esquentar a cabeça à toa.
Qualquer tipo de drogas...
Machismo...
Será que NINGUÉM pode fazer nada pra melhorar as coisas ou TODOS podem, sim?
Abraços! Sheila Fonseca.
Fontes de pesquisa:
OBRA COLETIVA. Projeto Aribá português. editora Moderna, 1º ed., São Paulo, 2006.