Seguidores

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O poder da mulher

Na novela "a favorita" o personagem Leonardo (Jackson Antunes ) conseguiu extrair o asco do público brasileiro pela maneira machista como tratava sua esposa Catarina (Lilia Cabral).
Ele dizia frases como: "Eu ouvi direito? Você, uma mulher bonita? Está se sentido, Catarina? Você bebeu?"; "Sua mãe não é de nada. Saiu como você: uma inútil"; "Deixa de patifaria e esquenta isso que você chama de comida para mim". Ela era empregada dele.
No dicionário, Michaelis ma-cho é qualquer animal ou indivíduo do sexo masculino. Já homem é aquele que procede com prudência, que tem experiência do mundo. Criação é para pato, galinha, porcos. Educação é para ser humano.
A mulher precisa perceber que é ela quem educa o homem. Aí, reside o seu poder familiar e social. Certas mulheres afirmam coisas assim: "Não vou criar filho besta pra outra mulher". Um pensamento bastante inflexível e ignorante de como funciona o universo feminino.
Jesus, o melhor homem da história, soube tratar com respeito a mulher adúltera, defendendo-a dos ataques da sociedade hipócrita daquela época. Ele a viu como mulher, ser humano. Com isso conquistou a lealdade dela, característica própria das mulheres em resposta ao tratamento oferecido. Podia ser a maior feminista da face da Terra, ainda sim, não conseguiria resistir a tamanha amorosidade.
Nas frases "Mulher no volante, perigo constante", " ...não sejam DESAFORADAS de quererem a Presidência da República ", "lugar de mulher é na cozinha". São exemplos de pensamentos não esclarecidos que o homem e a mulher vão construindo por si mesmos, com os instrumentos intelectuais de que dispõe. Desse modo aprende-se a desvalorizar a mulher, muito antes de conseguir respeitá-la como ser humano. Essas informações vem da família, escola e dos meios de comunicação.
Um dia quem sabe nossas palavras gerem de fato entendimento da nossa realidade, haja visto que elas estão sendo utilizadas mais para dividir, discriminar para melhor manipularem as pessoas. Abraços! Sheila Fonseca.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin