Seguidores

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CORPO E A FACE... FALAM???

Quando aprendemos a prestar atenção em nossa linguagem corporal e a interpretar corretamente a dos outros. Podemos identificar sinais de tédio, de abertura, de rivalidade, de atração, agir de forma adequada aos nossos objetivos e evitar alguns mal-entendidos causados pela contradição entre o que dizem nossas palavras e nosso corpo.

O dia-a- dia está cheio de gestos como coçar o nariz, balançar a cabeça, cruzar os braços, tipos de risadas, aperto de mãos etc. Vamos dialogar algumas atitudes de atração e sedução aqui. Quais são os sinais corporais mais importantes na figura abaixo?

Há um aborrecimento visível no jovem da direita. Foi excluído da conversa. Expõe a genitália para mostrar desagrado e põe as mãos nos quadris (iminência de agressão).

O rapaz da esquerda mantém o pé à frente, polegar no cinto e vira ainda mais o corpo na direção da mulher. Faz a corte não-verbal, ele apruma o corpo e agarra fortemente o cinto com os polegares para tornar o gesto mais perceptível.
A mulher demonstra estar interessada no homem da esquerda. Ela faz expressões faciais positivas, toca o cabelo, expõe os pulsos, enche o peito para mostrar o sulco entre os seios, sopra fumaça do cigarro para cima (confiança), braços descruzados, corpo virado e um pé apontado na direção dele. Agora, faça uma leitura da expressão facial do quadro da Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda.

É uma expressão facial enigmática. Carrega uma mensagem de que tem uma opinião ou atitude secreta, contida, que não quer compartilhar conosco. Esse sorriso foi considerado sedutor na sua época. Hoje, pode também expressar um sinal de desagrado, rejeição. É um sorriso muito usado pelas mulheres. A maioria dos homens ignora completamente este fato.

Enfim, o corpo e a face expressam linguagens não-verbais. Fazer a leitura correta exige treino, atenção, tempo para se conhecer e causar uma melhor impressão nas outras pessoas. Relacionar-se bem consigo mesmo e com os outros é sempre um fator de felicidade. Isso é saber ler nas entrelinhas. Habilidades que se desenvolve nas aulas de língua portuguesa, curso de psicologia, artes, música entre outros. Abraços!

4 comentários:

Anônimo disse...

Há um prêmio para você no meu Blog. Abraços!
Blog do Prof Pedro – Dicas, entretenimento e muito mais!

Lidiane disse...

Ola! vc ganhou um selo,parabens http://dikasnanet.blogspot.com/2009/01/primeiro-selo.html

Anônimo disse...

PARABÉNSS!!
Excelente post, parabéns mesmo!!!
Virei seu seguidor, abraços!

Anônimo disse...

PARABÉNSS!!
Excelente post, parabéns mesmo!!!
Virei seu seguidor, abraços!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin