Seguidores

sábado, 29 de novembro de 2008

AS PALAVRAS TÊM PODER?

"Sem conhecer a força das palavras é impossível conhecer as pessoas" (Confúcio). Coordenar satisfatoriamente o que falar e como fazê-lo, considerando a quem e por que se diz determinada coisa, ou seja, adequando o registro às diferentes situações de comunicação é saber utilizar as palavras nos diversos contextos, pois como percebemos não é apenas uma questão de falar certo ou errado, mas conhecer melhor as pessoas e o mundo que nos cerca em níveis de linguagens diferentes, assim, nossas palavras vão adquirindo poder tanto para construir como para destruir nossas relações com o outro.
Leia mais sobre Confúcio: Confúcio (em chinês: 孔夫子, pinyin: Kǒngzǐ) (551 a.C. - 479 a.C.) é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tze. Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental. Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram gente nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais cujos senhores dependiam muito pouco do rei.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida, a língua é como uma faca de dois gumes, corta tanto quem diz quanto quem ouve... Isso quando usada como ignorância.

Mas é ela a arma mais eficaz a favor da PAZ.

Obrigado pelo artigo e por citar este mestre chinês que eu desconhecia.

Abraço.

Wander Veroni Maia disse...

As palavras tem um poder enorme tanto de unificar, quanto de destruir: concordo. Mas, por ser uma apaixonado pela língua e pela linguagem, temo que ela não sobreviva ou se modifique de forma assustadora onde as palavras se tornem reféns das gírias e dos dialetos.

Abraço e feliz 2009!

Unknown disse...

Oi Miguxa!
Vim visitar seu blog e ele é uma gracinha!
Quanto a postagem, concordo que as palavras podem construir ou destruir, mas vamos tentar usar somente para edifiar os outros mas principalmente a nós mesmos.
Mil beijos e muita paz.

Anônimo disse...

A palavra tem poder sim,pois como sabemos ela é como flecha:uma vez lançada,não volta mais.
Feliz 2009!Um abraço!

Unknown disse...

Sábias palavras. Quando bem usadas as palavras são poderosas armas para a paz, mas mal empregadas o efeito pode ser devastador.
Abraços

Silvio Junior Wencevoski disse...

A palavra tem mais poder que muita coisa pois são elas que dão ordens, são elas que podem tirar a vida de alguém acima como pode dar. Imagine o mundo sem as palavras...

Beijos excelente artigo! =)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin