Seguidores

sábado, 29 de novembro de 2008

SEGUNDA GERAÇÃO ROMÂNTICA

  • ROMANTISMO: idealização, paixão e morte;
  • Ultra-romantismo – Byronismo – Mal do século;
  • Valorização dos sentimentos, o poeta romântico coloca-se no centro do universo ocorrendo um choque entre o eu e o mundo.
  • A derrota inevitável do eu, leva a um estado frustração e tédio , fugas diversas: álcool, , ópio, prostituição, saudades da infância, idealização do amor, da sociedade, e a pior das fugas ; a morte.
  • Amor e morte, medo e solidão, culto a uma natureza sombria, idealização absoluta da realidade.
  • Os ultra-românticos levaram a extremos a expressão de sentimentos contraditórios, vividos pela maioria deles de modo atormentado;
  • O medievalismo é uma das características mais fortes do período;
  • A Idade Média é fonte de inspiração essencialmente pelo exotismo e mistério da cutura obscura do Goticismo.

LITERATURA GÓTICA

Inicia-se no século XVIII, na Inglaterra, com a obra O Castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole. Costuma-se destacar, como algumas das principais características desse tipo de literatura, os cenários medievais (castelos, igrejas, florestas, ruínas), os personagens melodramáticos (donzelas, cavaleiros, vilões, os criados), os temas e símbolos recorrentes (segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições). Outras leituras possíveis da literatura gótica envolvem destacar nos romances o uso da psicologia do terror (o medo, a loucura, a devassidão sexual, a deformação do corpo), do imaginário sobrenatural (fantasmas, demônios, espectros, monstros), das reflexões sobre o Poder (colonialismo, o papel da mulher, sexualidade), da discussão política (monarquismo, republicanismo, as Revoluções, a industrialização), dos aspectos religiosos (catolicismo, protestantismo, a Inquisição, as Cruzadas), das concepções estéticas (neoclassicismo, romantismo, o Sublime) e filosóficas (a Natureza, Platão, Aristóteles, Rousseau), além de outras possíveis chaves interpretativas.
Alguns filmes com características góticas:
Pintura:

No local, em meio aos usuais retratos e paisagens, o quadro de Fuseli mostrava o corpo prostrado de uma moça adormecida, com um ogro ou íncubo de aparência depravada sentado sobre o seu peito, e a cabeça de um cavalo cego aparecendo ameaçadoramente através de cortinas de veludo vermelho. O que isso poderia significar?
"The Nightmare" tem tudo a ver com sexo: com a sua cabeça jogada para trás, e os braços pendendo frouxamente e de forma sensual para fora da cama, a moça certamente sonhava com sexo.Fuseli também parece ter acrescentado o seu próprio trocadilho. O "mare" de "nightmare" ("pesadelo") é derivado do alemão "mara", que significa um espírito atormentador que aplica pressão sobre o peito de um indivíduo que dorme.
No momento assistimos a era digital reatualizar o gótico por meio de cartoons, graphic novels e videogames.

Um comentário:

Marina disse...

Eu adorei seu blog, bem.. adoro goticismo! e vou dar uma lida no livro que voce citou!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin