Seguidores

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Para onde você olha?

Quando conversamos com alguém podemos nos sentir incomodados ou desconfiados ou à vontade. Tudo isso tem a ver com o tempo que as pessoas ficam nos olhando ou sustentando nosso olhar enquanto falam conosco.
--------------
Incrível, mas para algumas culturas como a nossa, isso nos ajuda a estabelecer um bom entendimento com alguém, fazendo com que a outra pessoa passe a gostar da gente. Já os japoneses e alguns asiáticos consideram essa atitude do olhar prolongado, algo desrespeitoso e até agressivo. Costumam focar seu olhar na garganta de seu interlocutor. Isso também deve ser considerado. É cultural.
----------
Procure não ultrapassar o tempo aceitável do olhar, sinalizando discordância do que o outro está lhe dizendo. Não é uma boa ideia utilizá-lo frequentemente com seu chefe, por exemplo. Negociar com alguém de óculos escuros é algo bastante desconfortável, além de falta de educação. Evite essa atitude, porque deixa as pessoas sem saber se você está olhando ou não pra elas.
------
Enfim, o olhar fala muito de nós, pode revelar tristezas, alegria, raiva, fome, sedução e tantos outros. Fique ligado nisso!
Examinar por cima dos óculos intimida qualquer um. Nada positivo.

Raiva e fome. É hora de servir a refeição.

inesperado

caçador

Abraços!

Sheila Fonseca.

------

Fonte de pesquisa:

ALLAN & Barbara Pease. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Editora sextante, Rio de Janeiro, 2005.

3 comentários:

LISON disse...

Saudações!
Que Post Fantástico!
Amiga SHEILA, mais um texto primoroso que você nos presenteia, e o mais importante, nos relatando sobre a linguagem do olhar.
Confesso que não sabia sobre esse ponto de referencia sobre o olhar dos japoneses.
Parabéns pelas emanes!
Parabéns por mais um excelente Post!
Contagiou. Mexeu. Valeu.
Abraços,
LISON.

João Poeta disse...

Sheila, acho que é normal e recomendável que olhemos nos olhos do nosso interlocutor. O diálogo fica mais centrado e a comunicação flui de forma mais clara. Conversar com alguém que esteja usando óculos escuros é muito desagradável mesmo, parece que estamos falando com um fantasma.
Não conhecia a tática dos japoneses quanto a direção do olhar.
Um abraço
João

Joselito disse...

Sem dúvida Sheila o olhar diz muita coisa e nos orienta pra muita coisa, e temos de policiar nossa postura e ao mesmo tempo tentar identificar o que diz o olhar do nosso interlocutor para assim nossos olhos poderemo terem uma comunicação ideal.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin