Seguidores

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O puxa-saquismo

O puxa-saco chega para o chefe e diz: - Chefe, o senhor sabe quais são as duas pessoas que eu mais gosto nessa vida? O chefe responde: - Bom, deve ser a sua mãe e o seu pai! - Errou, chefe! A primeira é o senhor, chefe! E o chefe indaga: - E a segunda, quem é? - A segunda o senhor indica, chefe! -----------------
Algumas atitudes de hoje como o puxa-saquismo fazem parte da nossa história. Lembra da chegada da família real ao Brasil? A corte portuguesa que precisava ser abrigada? Os moradores das casas mais ajeitadas eram expulsos da sua propriedade.
----------------
"PR" significava príncipe regente, duas letrinhas que eram coladas na porta da casa escolhida. Os cariocas davam-lhe outra leitura, ou seja, "ponha-se na rua".
-------------------
No serviço público é "demissível ad nutum". As duas palavras vêm do latim. Ad quer dizer conforme, segundo, de acordo com. Nutum, sinal ou aceno de cabeça.
-------------
Interpretando: a um movimento de cabeça do chefão, rua! Essa expressão atinge até os ocupantes de cargo de confiança. Basta o chefe querer.
--------------
Da insegurança do funcionário nasceu o decálogo do puxa-saquismo. Primeiro mandamento: O chefe tem sempre razão. Daí manda quem pode, obedece quem tem juízo. Só não vale prejudicar os colegas de trabalho por isso.
------------
Abraços! Sheila Fonseca.
---------------
Fonte pesquisa:
SQUARISI, Dad. Mais dicas da Dad: Português com humor. Editora contexto, 2°ed., São Paulo, 2003.

5 comentários:

João Poeta disse...

"E o cordão dos puxa sacos cada vez aumenta mais". Não tem jeito, não. Sempre haverão os puxa sacos querendo tirar algum proveito das bajulações ao seus respectivos chefes. E têm chefes que gostam deles...
Até...

Principe Encantado disse...

É Sheila kaka veio a toda hoje muito boa esta também, valeu mesmo.
Abraços forte

Rosana Madjarof disse...

Muito bom Sheila!

E o pior é que o "puxa-saquismo" ainda existe aos montes por aí...

Matam a mãe para ganhar prestígio... hehehehe

Bjs.

Rosana.

Francisco Castro disse...

Olá, Sheila!

Eu conheço muitos na empresa em que trabalho que puxam muito o saco do chefe. Não interessa qual o tipo de chefe. Se muda a chefia, essas pessoas passam a bajular o novo chefe.

Abraços

Francisco Castro

LISON disse...

Saudações!
Amiga Sheila,
Excelente Post!
É interessante as origens do puxa-saco, pois, alguns slogans não conhecia, tipo o PR.
Quanto aos mandamentos, também, interessantes, mas, lamento lhe dizer que jamais em toda a minha vida enveredei por esse caminho.
O que mais me repugna, é que existem alguns chefes que adoram esse tipo de tratamento.
Faz nove anos que mandei um ex- Governador do Amazonas, para vários lugares, pois, confesso que não nasci para isso.
Parabéns pelo excelente Post!
Abraços fraternos,
LISON.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin