Seguidores
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Linguagem: comunicação e memória
sábado, 22 de agosto de 2009
Vocabulário feminino e masculino

quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Diálogo entre textos
Um autor pode criar seu texto a partir de outro já existente ou apenas lançar mão de citações, partes, algumas ideias desse texto alheio. Pode-se construir outros significados nesta relação explícita de um texto com outro.



Outro exemplo de intertextos presentes é no filme "Shrek" destinado ao público infantil. Basta assistí-lo agora com mais atenção e encontraremos a literatura dos contos de fadas: A bela adormecida, O gato de botas, Os três porquinhos, Pinóquio, personagens já consagrados pelo público infantil que retomam a narrativa sob forma de paródia, além disso, há diversas citações de cenas de filmes destinados a adultos, por exemplo, a princesa Fiona expressa uma luta da cena do filme Matrix. _______________
O importante é que você compreenda que os textos não são puros, mas resultado de outros textos, pois a palavra é diálogica. Bakhtin comenta que "produzimos nossos pensamentos a partir das ideias do outro. A construção do conhecimento é de cunho social".
Então, quando escrevemos ou falamos algo, geralmente, já foi dito em outros textos. Assim um texto sempre procede de outros textos escritos ou orais. Uma das vantagens da intertextualidade é que esta consegue manter os textos vivos quando eles estão em contínua relação uns com os outros.
________________
Portanto , leia bastante para poder identificá-los do bilhete a teses científicas. Tudo que você gosta e não gosta. E sempre respeitando o outro, porque este conhece coisas que você não sabe ou vice-versa. Mas pode aprender se for menos arrogante. Abraços! Sheila Fonseca.
Fontes de pesquisa:
http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno09-02.html