Quando conversamos com alguém podemos nos sentir incomodados ou desconfiados ou à vontade. Tudo isso tem a ver com o tempo que as pessoas ficam nos olhando ou sustentando nosso olhar enquanto falam conosco.
--------------
Incrível, mas para algumas culturas como a nossa, isso nos ajuda a estabelecer um bom entendimento com alguém, fazendo com que a outra pessoa passe a gostar da gente. Já os japoneses e alguns asiáticos consideram essa atitude do olhar prolongado, algo desrespeitoso e até agressivo. Costumam focar seu olhar na garganta de seu interlocutor. Isso também deve ser considerado. É cultural.
----------
Procure não ultrapassar o tempo aceitável do olhar, sinalizando discordância do que o outro está lhe dizendo. Não é uma boa ideia utilizá-lo frequentemente com seu chefe, por exemplo. Negociar com alguém de óculos escuros é algo bastante desconfortável, além de falta de educação. Evite essa atitude, porque deixa as pessoas sem saber se você está olhando ou não pra elas.
------
Enfim, o olhar fala muito de nós, pode revelar tristezas, alegria, raiva, fome, sedução e tantos outros. Fique ligado nisso!

Raiva e fome. É hora de servir a refeição.
inesperado

caçador
Abraços!
Sheila Fonseca.
------
Fonte de pesquisa:
ALLAN & Barbara Pease. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Editora sextante, Rio de Janeiro, 2005.