Seguidores

domingo, 18 de outubro de 2009

Amigo não se guarda em qualquer lugar

Pode-se dizer que a AMIZADE é sustentada por meio de sentimentos como tolerância, respeito, amabilidade, generosidade, preocupação pelos problemas dos outros e sinceridade.
---------------
Segundo Voltaire "Somente os homens virtuosos têm amigos. Porque as pessoas que são más só tem cúmplices, os gananciosos sócios, os gozadores companheiros de farra. Entretanto, mesmo uma pessoa direita pode viver sem conhecer a amizade."
--------------
Para aristóteles a verdadeira amizade se fundamenta na virtude e não no desejo de "tirar sempre vantagem das situações".
----------------
O sociológo italiano Francesco Alberoni fez uma relação interessante dos tipos de "amigos" mais comuns no cotidiano que são:
----------------
1- Amistosidade e simpatia
Com estas qualidades esteja certo de que a amizade será verdadeiramente construída. Porque são pessoas que admiramos, são simpáticas, nos fazem sentir bem, foram escolhidas por nós para conviver.
--------------
2- Os conhecidos
São apenas colegas, nem sempre podemos falar com liberdade o que sentimos. Pode-se dizer que a maioria dessas pessoas que consideramos amigas, são na verdade os chamados "conhecidos".
------------------
3- Relações de funções/papéis
Fazem parte dessas relações nossos colegas de escola, de trabalho, os vizinhos etc. Estes permacem conosco enquanto durarem os benefícios mútuos e interesses. São relações muito pouco afetivas.
--------------
4- Solidariedade coletiva
Numa equipe de futebol, por exemplo, todos que estão do nosso lado, nesse sentido são amigos, até mesmo na guerra. Aquele que veste o mesmo uniforme que o meu é amigo. Entretanto, não existe relação pessoal, não sei nada sobre ele.
__________
Assim, amizade é algo agradável de se ter, faz despertar em nós confiança e familiaridade. Mas não há lugar para avidez, nem inveja. Senão, não é amizade verdadeira. É natural pedir algo a um amigo, pois como fala o poema abaixo "amigo estar presente na alegria e na tristeza" e uma pessoa como esta "não se guarda em qualquer lugar".

-------------

Amigo
Eu não sei se amigo é coisa
Pra se guardar em qualquer lugar
Amigo é gente que a gente prende
Para nunca querer soltar
---------------------
Amigo, palavra forte
Tão forte quanto a mulher
Que jurei fidelidade
Quando a levei ao altar...
---------------------
Amigo é sempre presente
Na alegria e na tristeza
Na saúde e na doença
Na abastança e na pobreza...
--------------------
Amigo não se compara
A colega de trabalhos
Que podem até serem amigos
Se não lhe causa atrapalho
----------------------
Amigo não se compra
Com argumentos lisonjeiros
Amigo se conquista
Com o amor de um bom guerreiro
_____________
Para quê ter milhões de amigos
Se só tenho um coração
Prefiro ter uma dezena
Os outros são meus irmãos.
-------
Tenho dito.
João

Fonte de pesquisa:

FAGUNDES, Márcia. Aprendendo valores éticos. Editora Autêntica, 2º ed.,Belo Horizonte, 2001.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Nunca se esqueça de que a mulher é romântica

Falar de amor não é problema para mulheres, já alguns homens pensam que ser romântico é estar 24h do dia pronto pra fazer sexo, em qualquer lugar. Desenvolver essa capacidade romântica é importante, porque vai influenciar na disposição dela em ir pra cama com você. Assim, aqui vão algumas dicas.
1- Compre flores
Não pense como homem, ou seja, "para que gastar dinheiro com uma coisa que logo morre e vai para o lixo?". Mas para a mulher isso significa atenção que satisfaz o lado romântico dela.
2- Convide para dançar
A dança é um ritual que permite a aproximação dos corpos, além disso, abre passagem para o namoro. Pois, o homem que aprende a dançar faz sucesso com todas as mulheres. Se não souber dançar procure uma academia.
3- Providencie comida

Convide sua mulher pra jantar fora. Pois, ainda que ela não esteja com fome vai considerar essa proposta como uma prova de preocupação com seu bem-estar e sobrevivência. Ela vai achar que você quer poupá-la do trabalho ao lhe fazer o convite. Se preparar a comida então...você corre o risco de despertar nela um amor por você.

4- Dê privacidade

As mulheres são bastante sensíveis, geralmente, têm receptividade ao que acontece a sua volta e estímulo ao ambiente externo. Por causa do estrogênio a mulher reage positivamente à iluminação certa. Isso lembra aquela frase "a noite todos os gatos são pardos". Pudera, o quarto a meia-luz faz as pupilas dilatarem e as pessoas ficarem mais atraentes. As manchas e as rugas desaparecem nessa hora. Não permita invasão de outros nesse dia. Ao som de uma boa música, curta seu love.

5- Compre champanhe e chocolate

O chocolate escuro contém feniletilamina, que estimula o centro do amor no cérebro da mulher. O champanhe tem uma substância química que não é encontrada em nenhuma outra bebida alcoólica e aumenta o nível de testosterona. Você percebeu? Que esses dois combinam muito bem com a temática romântica.

6- Leia frequentemente

Procure fazer leituras diversificadas, nada de querer falar só de futebol, luta de boxe, corrida de carro. Seja alguém que tenha algum conteúdo para manter-se atrativo no aspecto linguístico. Mas lembre-se você não vai entrar para academia de letras. Então, evite estar numa mesa de bar e falar na linguagem culta algo como "V.Exa." para o colega, vai ficar ridículo. Bem como se estiver em ocasião mais formal e começar a chamar o governador de "meu chapa". Seja natural, sem forçar sua imagem, mas ajuste-se as situações comunicativas.

Conclusão:

Não seja alguém ultrapassado! Não quero que você seja xingado de "homem das cavernas" por não ter percebido que sua parceira era uma mulher.

Abraços! Sheila Fonseca.

Fonte de pesquisa:

ALLAN & Pease. Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amo?. Editora, Sextante, Rio de Janeiro, 2000.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin